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Bruna Polli

Dia dos Pais no Ciclo Perfeito de CRM - Estratégia de Sucesso!






O Dia dos Pais é uma daquelas datas mais aguardadas pelo varejo e profissionais de marketing em diversas culturas ao redor do mundo. Essa celebração especial proporciona uma oportunidade única para que filhos e filhas expressem seu amor, gratidão e apreço pelos pais e figuras paternas em suas vidas. Além disso, o dia representa uma grande oportunidade para as empresas se conectarem emocionalmente com seus clientes e alcançarem o sucesso por meio de ações de marketing efetivas.


Para garantir o êxito nas estratégias antes, durante e depois do Dia dos Pais, as empresas devem considerar uma abordagem estratégica e multicanal, que abrange tanto o online quanto offline. Isso permitirá alcançar uma audiência mais ampla, o que é fundamental para impulsionar as vendas e a visibilidade da marca.


O que vamos abordar neste artigo, são algumas ideias e boas práticas para o sucesso da data no seu negócio. Então vamos lá!


Para começar seu planejamento, use a antecipação para gerar interesse e expectativa nos consumidores. Divulgar promoções e lançamentos futuros por meio de e-mail marketing, redes sociais e WhatsApp é uma abordagem eficaz para despertar esse interesse no público e incentivá-los a planejar suas compras para o Dia dos Pais.


Além disso, algumas marcas como C&A, estão usando uma abordagem mais cuidadosa com a sua base, demonstrando sensibilidade àqueles que não se sentem confortáveis com a data, mostrando que a marca se importa com o relacionamento recíproco com o cliente, na mesma ideia da antecipação, se comunicando com a sua base perguntando se querem receber comunicações e dicas no período.


Na hora das ações comerciais, é essencial levar em conta algumas segmentações importantes, como clientes que compraram nos últimos anos e datas festivas, o ticket médio aproximado e a faixa etária dos consumidores. Esses dados ajudarão a direcionar melhor as campanhas oferecendo ofertas personalizadas, aumentando a sua conversão.


A fidelização desses e de novos clientes vêm para fechar o Ciclo Perfeito do CRM para a estratégia do período. Veja:

- Pós-vendas: Agradecimento personalizado, por WhatsApp e/ou por e-mail, oferecendo suporte para trocas e devoluções caso necessário.

- Cashback: Lembre a esse cliente que ele tem um bônus para uma próxima compra, e dê a ideia de ir junto da pessoa que foi presenteada para ver novos produtos.


Para seguirmos com nosso planejamento otimistas para 2023, vamos ver como foram os números no ano passado.


1- Apesar da queda no período, de 3,4%, as vendas na semana do Dia dos Pais em 2022, tiveram alta de 11,7% em comparação com o mesmo período de 2021. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

2 - Lojas físicas tiveram crescimento de 9,2%, e no e-commerce de 33%.

3- As categorias de presentes mais procuradas foram Cosméticos e Higiene Pessoal (18,1%) e Óticas e Joalherias (14,2%), seguidas por Vestuário (9,6%), Livrarias, papelarias e afins (+8,4%) e Varejo alimentício especializado (+3,3%).



Concluindo o artigo, vimos que conhecendo sua base você se relaciona de forma assertiva, levando a fidelização da mesma. Trabalhe todo o Ciclo Perfeito em seus planejamentos, e garanta um resultado potencializado 🙂


E se você ainda não entrou em todas as etapas do Ciclo, vem pra Sellbie!

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