top of page

Dia dos Pais no Ciclo Perfeito de CRM - Estratégia de Sucesso!






O Dia dos Pais é uma daquelas datas mais aguardadas pelo varejo e profissionais de marketing em diversas culturas ao redor do mundo. Essa celebração especial proporciona uma oportunidade única para que filhos e filhas expressem seu amor, gratidão e apreço pelos pais e figuras paternas em suas vidas. Além disso, o dia representa uma grande oportunidade para as empresas se conectarem emocionalmente com seus clientes e alcançarem o sucesso por meio de ações de marketing efetivas.


Para garantir o êxito nas estratégias antes, durante e depois do Dia dos Pais, as empresas devem considerar uma abordagem estratégica e multicanal, que abrange tanto o online quanto offline. Isso permitirá alcançar uma audiência mais ampla, o que é fundamental para impulsionar as vendas e a visibilidade da marca.


O que vamos abordar neste artigo, são algumas ideias e boas práticas para o sucesso da data no seu negócio. Então vamos lá!


Para começar seu planejamento, use a antecipação para gerar interesse e expectativa nos consumidores. Divulgar promoções e lançamentos futuros por meio de e-mail marketing, redes sociais e WhatsApp é uma abordagem eficaz para despertar esse interesse no público e incentivá-los a planejar suas compras para o Dia dos Pais.


Além disso, algumas marcas como C&A, estão usando uma abordagem mais cuidadosa com a sua base, demonstrando sensibilidade àqueles que não se sentem confortáveis com a data, mostrando que a marca se importa com o relacionamento recíproco com o cliente, na mesma ideia da antecipação, se comunicando com a sua base perguntando se querem receber comunicações e dicas no período.


Na hora das ações comerciais, é essencial levar em conta algumas segmentações importantes, como clientes que compraram nos últimos anos e datas festivas, o ticket médio aproximado e a faixa etária dos consumidores. Esses dados ajudarão a direcionar melhor as campanhas oferecendo ofertas personalizadas, aumentando a sua conversão.


A fidelização desses e de novos clientes vêm para fechar o Ciclo Perfeito do CRM para a estratégia do período. Veja:

- Pós-vendas: Agradecimento personalizado, por WhatsApp e/ou por e-mail, oferecendo suporte para trocas e devoluções caso necessário.

- Cashback: Lembre a esse cliente que ele tem um bônus para uma próxima compra, e dê a ideia de ir junto da pessoa que foi presenteada para ver novos produtos.


Para seguirmos com nosso planejamento otimistas para 2023, vamos ver como foram os números no ano passado.


1- Apesar da queda no período, de 3,4%, as vendas na semana do Dia dos Pais em 2022, tiveram alta de 11,7% em comparação com o mesmo período de 2021. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

2 - Lojas físicas tiveram crescimento de 9,2%, e no e-commerce de 33%.

3- As categorias de presentes mais procuradas foram Cosméticos e Higiene Pessoal (18,1%) e Óticas e Joalherias (14,2%), seguidas por Vestuário (9,6%), Livrarias, papelarias e afins (+8,4%) e Varejo alimentício especializado (+3,3%).



Concluindo o artigo, vimos que conhecendo sua base você se relaciona de forma assertiva, levando a fidelização da mesma. Trabalhe todo o Ciclo Perfeito em seus planejamentos, e garanta um resultado potencializado 🙂


E se você ainda não entrou em todas as etapas do Ciclo, vem pra Sellbie!

29 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Gostou desse conteúdo? Receba sempre fresquinho nossos posts.

Obrigado(a)!

bottom of page