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4 dicas para vender mais no Dia dos Pais

Sugestões para impulsionar seus resultados


Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL / SPC Brasil), mais de 105 milhões de brasileiros foram às compras no Dia dos Pais 2021, movimentando cerca de R$ 22,3 bi na economia.


Para este ano, embora as previsões sejam moderadas, o varejo já se prepara para a 1ª data comemorativa importante do 2º semestre. Roupas e perfumes/cosméticos são os presentes preferidos: vestuário representa cerca de 50% das intenções de compra para o Dia dos Pais, seguidas de perfumes e cosméticos (43%), calçados (36%) e acessórios (29%).


Para quem já está habituado a trabalhar CRM, o Dia dos Pais representa uma ótima oportunidade de criar um relacionamento ainda melhor com os clientes, atraindo e fidelizando cada vez mais.


Se liga nessas quatro sugestões e mãos à obra!


Dica 1

Vamos estreitar o relacionamento

O Dia dos Pais é uma data emocional, que carrega consigo sentimentos profundos de amor, cuidado e gratidão. Então, aproveite: desenvolva mensagens que transmitam toda essa emoção para seus clientes, aproximando-os de sua marca. Memórias afetivas são duradouras e, neste momento, tudo que você quer é construir relacionamentos sólidos e duradouros com seu público.


Dica 2

Use e abuse dos dados para entender melhor o cliente

Na hora de planejar sua campanha de Dia dos Pais, tudo que você não precisa é ficar no escuro. Por isso, é fundamental usar os dados que tiver sobre seu cliente para conhecê-lo e antecipar seus desejos. Uma boa dica é segmentar sua base por período, categoria e ticket médio. Outra dica é ficar de olho em quem comprou no Dia dos Pais de 2021 e 2020. Afinal, mesmo que essas pessoas ainda não tenham voltado para fazer a 2ª compra, já demonstraram interesse na data e isso é bem valioso. Lembre-se: você pode criar catálogos com dicas de presentes de acordo com o ticket médio do cliente, encaixando as ofertas no perfil de compra adequado para cada um, ampliando bastante as chances de conversão.


Dica 3

Estimule a compra multicanal

O cliente que compra tanto na loja física quanto no e-commerce é mais engajado e apresenta melhores índices de retenção. Portanto, caso seu cliente online ainda não tenha feito compras na unidade física, aproveite para convidá-lo para a loja via WhatsApp. Isso vale também para os atrasadinhos que deixaram para comprar o presente do pai de última hora, inviabilizando o prazo de entrega para a compra no e-commerce. Por outro lado, se o cliente nunca se animou em comprar no e-commerce, fale sobre os benefícios da 1ª compra online, estimule com frete grátis e, até mesmo, entregas expressas.


Importante: lembre-se de garantir o prazo de entrega dos presentes! 😊


Dica 4

Use todos os canais de comunicação

Campanhas que utilizam os 3 canais – WhatsApp, e-mail e SMS – costumam converter 18% mais do que campanhas que utilizam apenas um. Os canais são complementares, então o ideal é lançar mão de cada um deles de forma segmentada, potencializando os resultados.


Como usar melhor cada canal


Agora que você já sabe da importância de usar todos os canais, que tal mais algumas valiosas sugestões pra te ajudar na prática?


E-mail e SMS

  • Aproveite para falar com seus clientes que estão há mais tempo sem comprar – os chamados inativos e perdidos;

  • Esses são ótimos canais para falar também com seus prospects e leads.

WhatsApp

  • Por sua característica mais próxima e pessoal, busque criar laços e se aproximar ainda mais do seu cliente;

  • Os ativos precisam estar por dentro da ação em andamento e esse é um ótimo canal para falar com eles;

  • Use textos bem personalizados e direcionados para cada segmentação;

  • Perguntas abertas também são uma excelente maneira de criar uma oportunidade de retorno do cliente e uma interação cada vez maior.

SMS

  • No Dia dos Pais você pode usar o canal de forma mais ampla para informar sobre a campanha em andamento;

  • Antes de finalizar a campanha, envie um lembrete para quem ainda não fez a compra!

E-mail

  • Uma boa prática é informar sobre uma aba presente;

  • No seu site, para facilitar a compra, use link que direcione o cliente para a área específica;

  • Lembre-se de comunicar sobre prazos especiais de entrega.

"Entenda bem sua base e se ligue nos canais e pontos de contato mais usados por cada consumidor"

Então, vamos lá?

Comece essa temporada de datas comemorativas com o “pé direito”.


Mas – e isso vale pra tudo – lembre-se de entender bem sua base e se ligar nos canais e pontos de contato mais usados por cada consumidor. Use os mais eficientes e amplie sua conversão nessa primeira caminhada do segundo semestre.


Boas vendas e Feliz Dia dos Pais!

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