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Patrick Selener

Cashback: um mar de estratégias de sucesso

Como aproveitar esse recurso ao máximo

Cashback: um mar de estratégias de sucesso

Vamos começar nosso papo com um desafio: ligar a tv, acessar sua mídia social predileta ou abrir seu e-mail e não ser impactado por uma promoção de cashback de alguma empresa. Acho que nem precisa, não? As mensagens estão por aí em mídia paga pra todo mundo ver, toda hora, prometendo um mar de vantagens para os clientes de cada marca. Legal! Um admirável oceano novo começa a se abrir para o consumidor final. Mas e para as marcas em si? Como montar uma estratégia de sucesso para navegar com tranquilidade e, de fato, não apenas atrair e fidelizar seu cliente, mas impulsionar seu crescimento sem mexer nas suas margens?


Antes da gente seguir nessa rota, vale lembrar um dado super relevante que faz todo empresário querer navegar nessas águas do cashback: em média, cada cliente impactado por uma ação de cashback retorna e compra até seis vezes mais o valor recebido pela promoção. Não é difícil imaginar porque todo mundo topa embarcar nessa.


Mas dá para já colocar o barco nesse mar de possibilidades sem ficar com cara de marinheiro de primeira viagem. É o que proponho aqui: começar a desbravar essas águas com o melhor mapa de navegação possível. Pra começar, lembre-se que cashback é mais uma forma das empresas se relacionarem com seus consumidores. Logo, aqui na Sellbie, acreditamos que nosso conhecimento de CRM e automação do ciclo de relacionamento com o cliente é uma bússola e tanto para uma viagem muito mais assertiva.


Conhecendo e segmentando os clientes


Afinal, os clientes não são todos iguais, nem se comportam da mesma maneira. Aliás, vale sempre lembrar que, na “prateleira de uma empresa”, nem todos os produtos também apresentam as mesmas margens. Portanto, se tenho uma marca e estou disposto a utilizar o cashback como estratégia de fidelização de clientes, preciso de flexibilidade para usá-lo de acordo com o comportamento do cliente ou com o produto ou serviço que ele adquiriu ou o que queremos trabalhar, certo?


Infelizmente não é isso que acontece na maioria dos casos. Todos nós, como consumidores, já percebemos que uma boa parcela do mercado pratica estratégias de cashback bastante simples e padronizadas. Mas não seria legal trabalhar de forma diferente? É isso que a gente acredita e propõe. Esse é o nosso oceano, é nele que te convidamos a navegar. Mas, então, o que você pode fazer pra se diferenciar nessa mar de ofertas?


Antes de entrar na água, não esqueça de se relacionar de forma bem próxima com seus clientes. Você precisa usar ferramentas de automação para entende-los, analisar seus dados, desbravar seus comportamentos e até antecipar seus desejos. Aquele ciclo completo de relacionamento com cada consumidor que a gente falou lá em cima. E, claro, trabalhar a experiência e fidelização usando, por exemplo, o cashback.


"Segmentando, você ainda pode oferecer a mensagem certa, pra pessoa certa e na hora certa."

Olha ele aí. A sugestão agora é separar os clientes em grupos menores, para que você possa se comunicar melhor com cada um e atrair para seu ponto de venda. Sacou o twist da coisa? O principal benefício desta segmentação é justamente poder tratar cada grupo de acordo com suas particularidades, tanto em termos de oferta, quanto canal de divulgação, frequência de comunicação etc. Mensagem certa, pra pessoa certa e na hora certa.


Escolhendo a solução ideal


Estamos falando daquelas particularidades que cada consumidor tem e que a automação de marketing e o CRM ajudam a transformar em realidade. E, certamente, dá para pensar em uma estratégia de cashback direcionada pra cada público. Isto quer dizer que, se você segmentou os clientes e foi capaz de tratá-los de forma diferenciada, não poderá juntar todos e oferecer um cashback “padrão”. Não seria a melhor opção para os clientes e, menos ainda, para seus resultados. Você precisa de uma solução que te ajude a customizar tudo.


Ou seja, dá pra adaptar todo o processo de acordo com suas demandas e realidades. Você, no controle total para atrair seus clientes cada vez mais e fidelizá-los sempre. Mas e as particularidades de cada produto de sua prateleira? Elas também têm que ser levadas em conta – e muito. O segredo aqui é trabalhar com uma ferramenta de cashback que te permita oferecer promos por produto, categoria ou perfil do cliente.


Refinando sua segmentação, dá pra impulsionar seus resultados muito mais. Imagina estabelecer resgate do cashback em produtos específicos que pretende incentivar, categorias com margens mais altas para a empresa ou até itens com estoque alto e que precise dar saída. Assim, você tem controle total das suas promoções com essa ferramenta.


Você no controle total – e omnichannel


Cashback omnichannel também tá na crista da onda. Por isso, confirme se sua ferramenta escolhida gera cashback em compras no e-commerce ou em lojas físicas, com resgates tanto online quanto off-line. E não esqueça de ficar de olho na segurança, buscando quem lhe oferece itens como PIN pessoal de validação na hora da compra, melhorando a experiência e a tranquilidade de todas as partes.


Agora é só escolher o parceiro ideal, seguir essas dicas e colher todos os frutos desse mar de possibilidades que a união entre cashback, CRM e automação de marketing oferece para acelerar seu crescimento. São estratégias com resultados comprovados e, acredite, com retorno de curto prazo.


Boa navegação e grandes vendas!

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