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Bruna Polli

Natal 2023: Previsões e Oportunidades


Natal 2023: Previsões e Oportunidades


Descubra os hábitos dos consumidores e como se preparar melhor pra temporada 


Que o fim de ano é uma época de grande movimentação no cenário do varejo não é novidade pra ninguém, né? Mas como estão suas expectativas pra este ano? De acordo com uma pesquisa realizada pela Meta, 89% dos consumidores brasileiros planejam comprar até o Natal. Esse número não parece tão animador assim, tendo em vista que o período responde justamente por isso. Mas ele vem acompanhado por dois dados distintos: um bem promissor e outro que gera um cheirinho de mais oportunidades ainda no ar.


Vamos começar por esse segundo? Segundo a mesma pesquisa da Meta, entre aqueles que realizaram compras na Black Friday, 71% tinha intenção de adiantar suas compras natalinas. Ou seja, mesmo quem já apostou suas fichas na promoções do final de novembro, quase ⅓ deles ainda não realizou suas compras de Natal. Olha a tal oportunidade aí!


Agora, quer ficar ainda mais animado? Então segura essa: um considerável grupo de 87% dos entrevistados afirmou que pretende deixar suas compras de fim de ano exclusivamente para o período do Natal. Isso mesmo! Na real, a esmagadora maioria está guardando suas fichas para apostar nas compras natalinas de dezembro.


Em busca da diversificação

Pra dar um tempero ainda mais saboroso nos números, o estudo revelou uma bela curiosidade em relação à busca por novos produtos: 75% dos entrevistados deve explorar categorias diferentes em suas compras de Natal. Diversidade na veia e brechas pra exploração de diferentes segmentos. 


A essa altura, pra se preparar melhor, você deve estar se perguntando que verticais seriam essas. Bora lá anotar! As áreas de maior interesse incluem alimentos (73%) na ponta da liderança, seguida por saúde e beleza (60%), moda (58%), eletrônicos (57%), eletrodomésticos (55%) e brinquedos (46%). Tem oportunidade pra todo mundo nesse banquete de compras.


Pra ajudar a explicar um pouco mais sobre os hábitos dos consumidores, vale olhar também as descobertas do estudo em relação ao comportamento dos clientes durante essa temporada. Pra se ter uma ideia, 64% realizam pesquisas e compras online, enquanto 37% buscam as informações online, mas finalizam suas compras em lojas físicas. Pra fechar a conta, 35% dos consumidores fazem o inverso, realizando pesquisas em lojas físicas e concluindo suas compras no e-commerce. Resumindo, ominchannel total.


Impulsionando o Varejo

Olhando essas perspectivas, vale recordar um pouco, o que vimos por aqui, na Sellbie, no Natal de 2022, e que também serve para somar nesse caldeirão de expectativas. No ano passado, durante o Natal, a gente vivenciou um período espetacular de vendas entre os mais de 100 clientes que usam nossa plataforma e app de CRM com Inteligência Artificial. Se liga nos números que falam por si só, quando comparados com a mesma época de 2021:


  • 37% crescimento no faturamento das vendas online

  • 9%   expansão nas vendas em lojas físicas

  • 21% aumento no número de campanhas realizadas 

  • 26% ampliação na receita gerada por consumidores impactados pelas ações da Sellbie


Mas, na Sellbie, pode ter certeza que os diferenciais vão muito além de números e estatísticas. O segredo está em um pacote de soluções integradas de CRM, único na América Latina a atender todas as etapas do Ciclo Perfeito de… CRM. Vai da organização e otimização dos dados, passando pelas infinitas possibilidades de segmentação e relacionamento, por diferentes canais, até ferramentas de fidelização como Motor de Promoção e Cashback com "garantia de rentabilidade" - claro, 100% integrados ao CRM pra muito mais resultados.


Na Sellbie, a gente facilita a tecnologia e simplifica a informação pra nossos clientes atraírem e fidelizarem cada vez mais. Assim, juntos, vamos fazendo a diferença, impulsionando o varejo e tornando cada temporada, como o Natal, um sucesso para nossos parceiros. 


Boas vendas e um grande Natal!

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