As oportunidades para o varejo
por Patrick Selener
Do ponto de vista de CRM – Customer Relationship Management – o ano começa cheio de otimismo!
Após tudo que passamos de 2020 pra cá, é natural que empresas e consumidores adotem novas formas de criação, venda e consumo. Com isso, fica cada vez mais clara a importância de estreitar relacionamentos, seja dentro da cadeia produtiva ou mesmo diretamente com o consumidor final.
Segundo a WGSN, autoridade global em tendências, em uma época de incertezas como essa – considerando o pós pandemia, com consequências econômicas que reverberam até hoje, seguido de guerra da Rússia com a Ucrânia – os executivos podem investir na importância dos quatro Cs: conexão, conservação, comunicação e comunidade.
Para empresas e seus fornecedores, vale definir menos parceiros, que se responsabilizem por mais atividades e que tenham propósitos semelhantes. Com menos fornecedores, é natural o desenvolvimento de parcerias mais sólidas e relações mais próximas.
O Ciclo Perfeito de CRM
Para empresas e seus clientes, o CRM nunca foi tão fundamental. Conexão, conservação, comunicação e comunidade têm relação direta com bons relacionamentos.
Aqui, na Sellbie, isso é música para os ouvidos, pois a tendência vai ao encontro do que temos trabalhado incansavelmente com nossos clientes através da estratégia do Ciclo Perfeito de CRM.
O Ciclo Perfeito de CRM é uma espiral infinita baseada em 3 pilares:
- Organização e Otimização de Dados
- Relacionamento
- Fidelização
A prerrogativa é de que ao otimizar os dados de seus clientes, as empresas conhecem mais o comportamento de cada um deles e, portanto, se relacionam melhor. Ao se relacionar de forma mais assertiva, geram, nos clientes, uma vontade de voltar mais vezes, em menos tempo, para continuar aquela boa experiência que acabaram de vivenciar.
Assim, quanto mais conheço o comportamento do meu cliente, melhor me relaciono e mais ele quer voltar – portanto, mais eu fidelizo. Sendo assim, o ciclo se retroalimenta e por isso, mais e mais eu conheço, mais e melhor me relaciono e fidelizo – e assim infinitamente.
Quando desenvolvemos as soluções da Sellbie, bem como o plano de negócios da empresa, não foi por acaso que decidimos atuar em todas as etapas do Ciclo Perfeito de CRM.
Presença em todas as etapas
É verdade que parecia que estávamos nadando “contra a corrente”, isto é, no momento em que todas as empresas procuravam se especializar em uma ou duas etapas do Ciclo, insistimos em estar presentes em todas as etapas.
É verdade também que, na época, não sabíamos que seríamos os únicos do mercado a desempenhar este papel. Mas a decisão de atuar em todas as etapas do Ciclo Perfeito de CRM seguia justamente indicadores e tendências que apontavam para mudanças de comportamento.
No varejo, por um lado, víamos empresas que desejariam, em breve, menos parceiros, responsáveis por uma parte maior na cadeia produtiva. Por outro, vislumbrávamos consumidores mais exigentes, com propósito e antenados com um mundo mais sustentável, mudando suas relações com as empresas.
Resumo da ópera: as oportunidades para o varejo em 2023 estão na mesa. Vamos trabalhar para, juntos, fazermos a diferença, tanto para os resultados das empresas, quanto para o cliente, a comunidade e o país. Feliz Ano Novo e boas vendas!
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