Um cenário de transformação profunda
Impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor e avanços tecnológicos, o varejo está em constante evolução. Em 2025, a previsão é de um cenário complexo e desafiador. Separamos as principais tendências e como podemos extrair insights valiosos, adaptando nossas estratégias para atender às novas demandas do mercado.
Um consumidor consciente e experiencial
Estamos cada dia mais conscientes e exigentes. Preocupados com questões ambientais e sociais, buscamos marcas alinhadas a esses valores.
Sustentabilidade e propósito: a maioria dos brasileiros (85%) acredita em um futuro ambientalmente desafiador e espera que as marcas assumam um papel ativo na busca por soluções. A maioria afirma que seria mais fiel às marcas com esse propósito. Busque projetos, adapte sua cadeia de produção, teste novas matérias primas de baixo impacto, existem diversas soluções hoje no mercado para trazer essa base a sua empresa.
Experiências únicas: com um cenário cético pela busca da felicidade plena, as doses de alegrias diárias passam a completar os anseios de forma significativa, trazendo uma busca por experiências autênticas, com o crescimento dos gastos em entretenimento e gastronomia, muito mais que em produtos.
Bem-estar e saúde mental: a pandemia acelerou o foco por uma vida mais equilibrada, com foco em atividades ao ar livre e bem-estar. Prezando por aproveitar o que podem antes que chegue uma “nova pandemia”, o consumidor está em busca de elementos que trazem essa sensação.
Comunidades e conexões: as marcas têm a oportunidade de oferecer experiências únicas e relevantes diante dessas tendências e criando comunidades engajadas que fazem o famosos “marketing de indicação”
Tecnologia no varejo a serviço do consumidor e hiperpersonalização
A tecnologia continua transformando o varejo, trazendo novas ferramentas para personalizar a experiência do cliente e otimizar processos.
Para 73% dos brasileiros a Inteligência Artificial (IA) chegou para facilitar e otimizar. Aqui na Sellbie, antecipamos novas funcionalidades e produtos para te atender nesse cenário, possibilitando análises mais profunda dos dados do consumidor, hiperpersonalização ainda mais precisa, propensão de compra para alavancar seus números e um copiloto agilizando seu trabalho
Omnicanalidade 360º: a integração entre os canais físicos e digitais é fundamental para oferecer uma experiência sem ruídos ao consumidor. Mas além da venda, olhe para comunicação, experiência, troca, sac,...
Personalização de produto: a criação de produtos e experiências personalizadas é uma tendência irreversível, impulsionada pela crescente quantidade de dados disponíveis. Mas nesse ano ela atingirá níveis de indivíduo, com o consumidor crítico, será necessário fugir do óbvio e entregar o que ele ainda não sabe que precisa.
Jholy Mello
CSO (Chief Strategic Officer)
Comments