top of page

A NRF e as tendências pra 2024


A NRF e as tendências pra 2024


 Integração, personalização e inovação


Essa semana rolou, em Nova York, mais uma NRF, a maior feira de varejo do mundo. E, claro, quando se fala de tendências de produto, já é de se esperar que vem coisa boa por aí. Após participar de cinco edições da NRF, tentei resumir, por aqui, alguns temas que estão na ordem do dia, circulando dentro do nosso time de produto ou que amamos e não paramos de estudar.


Sustentabilidade e Transparência

Esses assuntos têm sido top trends já faz um tempo e passam a ganhar ainda mais relevância esse ano.Sabemos que a sustentabilidade tem um apelo relevante e crescente sobre o consumo e que precisamos estar alinhados quando desenvolvemos qualquer tipo de produto. Porém, é a transparência que faz a diferença entre uma ação de marketing ou uma efetiva busca de soluções sustentáveis. Do nosso lado, esse assunto está constantemente nas mesas de reunião e calls, tentando entender cada vez mais nosso papel e função em relação ao tema.


⁠Data Analytics

Vemos cada vez mais organizações preocupadas na coleta de seus dados. Ao longo dos últimos anos, tivemos o amadurecimento do assunto, o surgimento de novos profissionais, e a utilização cada vez maior da análise de dados. Esse crescimento só se tornou possível por meio de produtos digitais capazes de captar e gerar dados, conexões que geram um banco de informações valiosas para seus donos


Ao analisar esses dados de maneira estratégica, as organizações conseguem identificar oportunidades, entender o comportamento dos clientes e prever tendências futuras. Já está claro que os resultados deste trabalho não aparecem a curto prazo, mas, à medida que as empresas reconhecem o retorno do investimento em análises de dados, a segurança aumenta e, junto, os investimentos. Então, podemos esperar que esse assunto continue em alta e caminhe junto com uma outra tendência, a segurança de dados.


Segurança de Dados

A segurança é uma preocupação em qualquer gestão de dados. Informações sensíveis exigem um manuseio e armazenamento seguros de dados para gerar a confiança dos clientes. Algumas empresas já vêm adotando medidas como criptografia, autenticação de usuário e auditorias regulares para garantir a proteção dos dados.


Também podemos pontuar que está cada vez mais claro que é preciso considerar o aspecto humano da segurança. Funcionários devem ser educados e treinados sobre as melhores práticas de segurança da informação. Também devem possuir ferramentas de trabalho intuitivas em relação ao assunto, evitando riscos como o vazamento acidental de dados sensíveis.


A abordagem à gestão de dados e segurança ganha ainda mais relevância quando aplicada aos avanços tecnológicos como IA e Machine Learning. Nesse cenário, suas implementações devem ser acompanhadas de rigorosos protocolos de segurança. Como é sabido que boa parte dos consumidores ainda não considera estas tecnologias seguras, produtos que consigam passar esse sentimento sairão na frente nessa corrida. Aproveito para pontuar que IA e Machine Learning também são tendências claras de produto para 2024.


IA e Machine Learning

Estamos acompanhando grandes organizações investindo cada vez mais nessas tecnologias e a tendência de 2024 é que as pequenas empresas acompanhem esse movimento. São ferramentas poderosas para aprimorar a análise de dados, capazes de gerar aumentos exponenciais de produtividade nas organizações e atender melhor às necessidades dos clientes.


E as aplicações não precisam ser somente para soluções externas. Tem também impacto no que diz respeito ao atendimento dos consumidores das empresas, mas também para uma mudança significativa na estrutura operacional delas próprias.


O bom uso das ferramentas é capaz de levar informação e recurso a profissionais que antes não tinham acesso. Afinal, o conhecimento está mais acessível do que nunca, gerando a democratização de algumas habilidades. Não somente processos básicos e repetitivos serão automatizados, mas também funções com características mais estratégicas poderão ser realizadas pela tecnologia.


Com isso em mente, podemos esperar uma revolução nos atributos e características esperadas pelos profissionais já este ano. Ah, e mais uma tendência se destaca: a valorização de Soft Skills. Porém, esse ficará para um próximo artigo quando promento me aprofundar neste assunto.


Gostaria de finalizar com uma última tendência, aquela que estamos de olho nesse exato momento aqui na Sellbie - e que é desdobramento do que acabamos de falar: a ultra personalização.


Ultra personalização

Com o avanço dos últimos anos, as empresas aproveitam os dados para fornecer experiências e ofertas altamente personalizadas aos clientes. A previsão é de que, ainda em 2024, novas tecnologias ajudem mais nessa tendência. E ela deve continuar se apresentando tanto em propagandas, quanto em processos de compra e relacionamento com o cliente. Esses serão cada vez mais assertivos, levando em conta o momento, o histórico do cliente e o mercado, entre outros indicadores.


Este movimento além de acelerar o resultado das companhias, faz com que os clientes se sintam mais bem atendidos, compreendidos e, automaticamente, conectados à marca. A grande aposta aqui é criar produtos e estratégias capazes de fazer com que o processo seja transparente e honesto para o consumidor, fazendo com que ele queira fazer parte do "jogo". Cutiram? A ideia foi juntar um pouco das nossas percepções, aqui, na Sellbie, com as últimas tendências debatidas essa semana, em nova York, na NRF 2024.


Mas tem muito mais vindo por aí. Pra continuarem ligados nas tendências, separei aqui outros eventos que podem fazer parte do seu calendário de 2024. Quem sabe não nos encontramos por lá?!


8 a 16 de março - South by Southwest (SXSW)

Texas, Estados Unidos

Uma semana de muita tecnologia, inovação e cultura. Realizada anualmente, abordará temas como inteligência artificial, mudanças climáticas, creator economy, indústria de games, cibersegurança, web3


20 a 22 de março - South Summit

Porto Alegre (RS)

O evento movimenta três dias em Porto Alegre (RS) como um ponto de encontro global para investidores, empresas e startups. A próxima edição tem presença já confirmada de Guilherme Bonifácio (iFood), João Del Valle (Ebanx), Sergio Furio (Creditas), Tânia Consentino (Microsoft), Bianca Martinelli (Alexia Ventures), Mate Pencz (Loft), entre outros.


10 a 12 de abril - Gramado Summit

Gramado (RS)

A edição promete reunir as maiores referências quando o assunto é futuro, com três dias de oportunidades para se conectar, gerar negócios e aprender com especialistas do mercado corporativo. Já estão confirmados nomes como Romero Rodrigues (Headline), Sergio Sampaio (Grupo Boticário), Helena Bertho (Nubank), Christiano Faig (Microsoft), Juliana Goes (Zen App) e muito mais.


 11 e 12 de abril - VTEX Day

São Paulo (SP)

É um dos maiores eventos de digital commerce do mundo. O encontro reúne clientes, fornecedores e influenciadores – incluindo os mais importantes nomes do varejo – para apresentar suas soluções e novidades, trocar conhecimento, debater tendências.


15 a 18 de abril - Web Summit Rio

Rio de Janeiro (RJ)

Promete ser a maior conferência de tecnologia do país, reunindo mais de 30 mil pessoas, 700 investidores e 1.500 startups. Os convidados de 2024 devem ser anunciados em breve, mas a expectativa é reunir as maiores referências do ecossistema tech.


13 a 16 de agosto - Rio Innovation Week

Rio de Janeiro (RJ)

O megaevento tem o compromisso de incentivar a inovação e a tecnologia como impulsionadores de negócios, contribuindo para o crescimento de todo o mercado.


11 a 14 de novembro - Web Summit Lisboa

Lisboa, em Portugal

Um dos mais badalados eventos de inovação e tecnologia do planeta, o Web Summit Lisboa costuma receber entusiastas de todos os cantos do mundo e algumas das maiores personalidades da indústria.


Maria Carolina Silva

Head de Produto e COO

30 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Gostou desse conteúdo? Receba sempre fresquinho nossos posts.

Obrigado(a)!

bottom of page