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Vtex Day: Desvendando a Cultura de Inovação da Amazon

Um olhar sobre a palestra de Rory Richardson







O Vtex Day nos entregou muito conteúdo sobre as tendências para o varejo e como por aqui estamos sempre antenados para levar a vocês tudo sobre esse nicho, trouxemos mais um resumo do que rolou por lá. Dessa vez a palestra “Cinco maneiras de que a Amazon usa cultura para gerar inovação” feita por Rory Richardson - Head of GTM, Amazon Web Services (AWS). Nela Rory fala sobre as formas disruptivas como a Amazon trata sua cultura empresarial para trazer inovação ao negócio.


Se você está buscando implementar uma nova cultura de CRM na sua empresa, ou se já começou e quer potencializar seus resultados, vem com a gente que vamos te mostrar o caminho.


Rory começa explicando que toda decisão tomada tem que estar focada no cliente. Os clientes estão maravilhosamente insatisfeitos, e mesmo que tudo esteja bem, deve-se pensar em invocação.


Uma cultura empresarial centrada no cliente e nas necessidades do mercado é essencial para impulsionar a inovação em empresas de tecnologia. Isso significa ter uma mentalidade orientada para o cliente, buscar constantemente feedback e insights dos usuários, e estar atento às tendências e demandas do mercado. A cultura empresarial deve encorajar os funcionários a colocar-se no lugar dos clientes e buscar soluções inovadoras que atendam às suas necessidades.


Por aqui, concordamos 100% e por isso nos orgulhamos em ser feitos de varejo para o varejo. Somos espelho das necessidades dos nossos clientes, e a evolução nunca tem fim.



Sobre os Aspectos

Inicialmente são apresentados os aspectos que irão interferir na cultura empresarial, mas é importante ressaltar que a cultura organizacional deve ser cultivada e incorporada em todos os níveis da empresa, desde a liderança até os funcionários de base, para que a inovação seja uma parte integrante da forma como a empresa opera.


1 - Começar com princípios

2 - Gasto com Inovação e Fracasso

3 - Mover-se devagar para mover-se rápido

4 - Autonomia e Propriedade

5 - Sistemas Distribuídos


É essencial que cada aspecto seja trabalhado para que haja um resultado eficiente no desenvolvimento de inovação no ambiente do negócio.


1 - Começar com princípios

Comece de cima para baixo na hierarquia, comunique-os. Transforme-os em pontos chave da companhia. Use os princípios para avaliar os futuros líderes. E reavalie esses princípios todos os anos, não tenha medo de remover princípios que se mostrem ineficazes ou que não façam mais sentido.


“É impossível ganhar confiança sem ser autocrítico”

Escolha os mais engajados para liderar e disseminar essa cultura pela empresa, levando aos times a força necessária para o projeto. Mostrando seus resultados, e sendo exemplos reais de como funciona.


2 - Gasto com Inovação e Fracasso

Precisa-se criar uma cultura empresarial de “estímulo ao fracasso”! Na verdade, pode-se entender como um estímulo à inovação, para que os times não tenham medo de fracassar. Temos que comemorar nossos fracassos, para não os repetir. E caso esse fracasso não for celebrado (compartilhado com outros times), outro time vai passar pelo mesmo erro e falhar novamente.


“Fracasso e inovação são gêmeos inseparáveis”

Jeff bezos


Por aqui, trabalhamos em constante transformação. Foram anos desenvolvendo e aprimorando continuamente nossa plataforma de CRM. Muitos recursos foram desenvolvidos pensando sempre nos clientes, e como qualquer negócio descontinuamos o que efetivamente não funcionava.


Analise continuamente seus resultados de campanha e performance, se não está dando certo, é hora de seguir de outra maneira. Seu planejamento mensal é baseado em erros e acertos, tenha em mente os KPis que precisa atingir, e siga diversos caminhos para isso. No CRM a gama de possibilidades são infinitas.


Seguindo isso...


3 - Mover-se devagar para mover-se rápido

Faça o trabalho duro primeiro para poder se mover rápido. Faça um planejamento com um time multidisciplinar para que diferentes visões da empresa possam criticar as ações e contribuir para o seu aprofundamento.


A Amazon possui uma cultura em que quem traz um novo projeto, escreve-o em forma de relatório e divide com o resto da equipe. No momento da reunião, os 30 primeiros minutos são gastos com todos os participantes lendo o relatório do projeto, para que possam ter uma visão geral própria, um momento reflexivo e um tempo para anotações, antes do início efetivo das discussões.

“...internamente, nós escrevemos e a razão pela qual escrevemos é porque você pode incluir mais detalhes, insights e dados do que em outros formatos…”

Separe as estratégias entre as reversíveis e não reversíveis. Atue rapidamente com ações que possam ser reversíveis, com um risco calculado. E atue lentamente em ações que não possam ser reversíveis, para que com o estudo suficiente, erros possam ser mitigados.

“...quando pensamos no futuro, pensamos em como gostaríamos que as coisas fossem, e não em como faríamos para fazê-las.”


4 - Autonomia e Propriedade

Uma vez que alguém tem uma ideia de projeto, essa ideia é dividida com seus pares e revisada. E caso aprovada a pessoa tem autonomia para tocar o projeto até o fim.


É comum que um projeto desperdice muito tempo quando passa a ser revisado por líderes de outras equipes. Ou seja, após a conclusão da etapa inicial, o projeto começa a ser revisado pelo marketing, pelo comercial, pela T.I... E todos tem ideias diferentes sobre a solução, uma vez que cada um possui uma visão própria sobre o todo.


Portanto com um grupo multidisciplinar consegue-se tomar decisões mais rápidas e com uma visão correta sobre o todo.


No contexto do CRM e Marketing de uma empresa, ao contar com um time multidisciplinar integrado, é possível obter uma abordagem abrangente para lidar com os desafios. Esse time seria composto por profissionais de diversas áreas, incluindo aqueles que têm uma compreensão profunda da frente de loja, conhecendo os sentimentos e as necessidades dos clientes. Além disso, haveria especialistas em compras, responsáveis por manter o estoque organizado e abastecido de acordo com a demanda. Também faria parte desse time uma equipe de marketing orientada por dados, capaz de utilizar informações precisas para estabelecer um contato mais assertivo com os clientes. Dessa forma, o time multidisciplinar atua de maneira sinérgica para otimizar as estratégias de CRM e marketing, aprimorando a satisfação e a fidelidade dos clientes.


5 - Sistemas Distribuídos

A Amazon utiliza o conceito de sistemas distribuídos também na organização de times, de tal forma que 2 times distintos, compostos por pessoas equivalentes, podem trabalhar em um mesmo projeto, trazendo soluções diferentes, o que dá mais agilidade e opções de escolha sobre a execução do mesmo.


"...nós sentimos que a deduplicação tem muito de criatividade e inovação porque pessoas distintas pensam em formas diferentes para se chegar em uma mesma solução. Isso quer dizer que teremos mais de uma solução e poderemos escolher a que nós entendermos que seja a melhor."


Brevemente e de forma complementar, vale relembrar um conceito explicado por Jack Welch, ex Chairman da GE e referência global em gestão. Welch expõe 3 pilares nos quais qualquer empresa precisa se basear para reter e cultivar bons funcionários: treinamento, reconhecimento e financeiro. Lembre-se sempre que uma empresa precisa trabalhar esses aspectos para que consiga prosperar com um time coeso e inovador.


Todos os envolvidos num projeto de CRM, precisam ser treinados e instigados a se manterem atualizados. Tendências comportamentais trazem impacto direto nas vendas, e estão em constante mudança. Só os bons profissionais serão capazes de fazer um acompanhamento das tendências, de maneira a gerar otimizações mais eficazes paras as estratégias de marketing e relacionamento com o cliente. Nós entendemos a importância desses pilares e estamos comprometidos em ajudar você a cultivar e reter os melhores talentos para impulsionar o crescimento da sua empresa.



Vem pra Sellbie!

Nossa equipe multidisciplinar está pronta para ajudar sua empresa a movimentar-se de maneira ágil, priorizando a tomada de decisões embasadas em dados e envolvendo todos os níveis da organização. Acreditamos na autonomia e propriedade dos colaboradores, permitindo que ideias inovadoras sejam desenvolvidas e implementadas com agilidade.


Além disso, entendemos que cada empresa é única, e nosso objetivo é fornecer as ferramentas e estratégias adequadas para o seu sucesso. Explore diversas soluções para os desafios do seu negócio, garantindo uma abordagem abrangente e flexível dentro de todas as etapas do Ciclo Perfeito de CRM.


Estamos aqui para guiá-lo no caminho da implementação de uma nova cultura de CRM e para ajudá-lo a alcançar resultados excepcionais. Vem com a gente e descubra como a Sellbie pode fazer a diferença no seu negócio. Juntos, vamos levar a sua empresa ao próximo nível no varejo.

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